sábado, 29 de janeiro de 2011

MAM Exibe o Brasil em 80 Obras


Exposição usa arte para mostrar o país desde os anos JK até o governo Lula.

O Museu de Arte Moderna de São Paulo abre seu acervo para mostrar, nestes primeiros dias de gestão da presidente Dilma Rousseff, várias visões do Brasil nas últimas décadas. A exposição Ordem e Progresso: Vontade Construtiva na Arte Brasileira fica em cartaz até dia 3 de abril.

A mostra revisa, por meio de 80 obras de arte, as mudanças nos projetos para o país no período que vai desde o pós-guerra, da época de Juscelino Kubitschek, do crescimento econômico e da moeda forte, até a era Lula, em que o país experimentou um novo período de força econômica.

O conceito "vontade concreta", criado por Hélio Oiticica em 1967, define a forma brasileira de assimilar aspectos culturais do exterior, digeri-los e transformá-los em produto nacional.

Cada período é representado por um grupo de artistas. Anatol Wladyslaw, Lygia Pape, Lothar Charoux e Ivan Serpa, com suas obras que abusam das formas geométricas, mostram a fase do pós-guerra, enquanto, na época do regime militar, o protesto está estampado no trabalho de Regina Silveira e Paulo Bruscky .

Camelô, feito por Cildo Meirelles em 1998, durante o governo FHC, é uma das obras que representam a fase mais recente do Brasil.

Imagem: "Love", obra de Beatriz Milhazes.
Texto: www.destakjornal.com.br

domingo, 23 de janeiro de 2011

Omara Portuondo dá Voz a Co-produção Brasil-Cuba


A cantora cubana Omara Portuondo, de 80 anos, diva do grupo Buena Vista Social Club, dublou a avó do curta animado infantil "O caminho das gaviotas", uma co-produção de Brasil e Cuba.

Portuondo, que também é a narradora do curta e interpreta uma canção de ninar em espanhol e português, gravou sua participação na sexta-feira nos estúdios do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos (ICAIC).

O filme, que tem estreia programada para 24 de março, data do aniversário dos 52 anos do ICAIC, foi dirigido pelos brasileiros Sergio Glenes e Daniel Hertel, além dos cubanos Alexander Rodríguez e Bárbaro Joel Ortiz.

O produtor e roteirista Alex Cabanas afirmou que antes das filmagens, a produção trabalhou com crianças de favelas brasileiras e alunos de um conservatório cubano para obter uma obra próxima da linguagem e da visão infantil.

Imagem: south west shows
Texto: AFP

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Transformação Pela Arte Nascida do Lixo


Lixo Extraordinário mostra como o artista plástico Vik Muniz mudou a vida de um grupo de catadores

Há três anos, Sebastião dos Santos, presidente da Associação dos Catadores do Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, no Rio, conheceu o brasileiro Vik Muniz, um dos principais artistas plásticos da atualidade. Ao aceitar fazer um projeto que envolvia também outros catadores, Tião não imaginava estaria mudando radicalmente a sua vida.

O trabalho de Vik com os catadores do maior aterro sanitário do mundo está retratado no filme Lixo Extraordinário, pré-selecionado para concorrer ao Oscar de melhor documentário e que estreia amanha no Brasil. O longa foi premiado nos festivais de Berlim, Sundance, Paulínia e na Mostra Internacional de São Paulo.

Lixo Extraordinário deixa espaço para reflexões que vão além do óbvio e leva a pensar sobre o poder transformador da arte em meio à pobreza - de onde veio o próprio Vik Muniz, nascido e criado na periferia de São Paulo e conhecido por suas obras feitas a partir de materiais muitas vezes descartados.

Imagem: Obra "Tião em Marat" de Vik Muniz
Texto: Flávia Lima / destak jornal

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Desenhos Polêmicos do Pernambucano Gil Vicente são Mostrados em BH


Arte política? A política da arte, prefere Moacir dos Anjos, curador da 29ª Bienal de São Paulo ao lado de Agnaldo Farias. Eles assinam a mostra Obras Selecionadas, que o público poderá conferir a partir de quarta-feira em Belo Horizonte. “A política da arte é abrir fissuras nas convenções que regulam a nossa vida, ajudando a pensar o mundo”, diz Moacir.

Cerca de uma centena de trabalhos de 34 artistas vão apresentar as muitas faces de um dos mais influentes caminhos estéticos da produção atual. Com reverência à criação latino-americana dos anos 1960 e 1970, registra-se referência importante do processo de aproximação da arte com a política.

Mais informações: www.pernambuco.com

Imagem: Desenho de Gil Vicente
Texto: Pernambuco.com

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

MuBE Inaugura Exposição Internacional "Troyart" Neste Sábado


O Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) inaugura neste sábado, dia 15, a exposição internacional “Troyart”. A partir de um convite pelo Facebook e blog, os artistas se inscreveram pela internet e enviaram seus materiais.

O MuBE enviou um kit para cada inscrito, com três modelos de Toy Art diferentes, criados pelos designers Roberto Stelzer e Nelson Schiesari. Os artistas customizaram e encaminharam as peças para a organização da mostra.

O resultado são robôs coloridos, com apetrechos como penas, pilhas, talheres, adesivos, cílios, fios, asas, ou o que a criatividade mandar. Feitos de acrílico, ferro ou plástico, eles têm como base o papel cartão.

Para os artistas que não podem acompanhar a exposição de perto, o museu vai transmitir e enviar fotos da mostra, como resultado dessa interatividade.

A Troyart fica até o dia 30 de janeiro e a entrada é gratuita.

MuBE
Museu Brasileiro da Escultura
Av. Europa, 218 - São Paulo - Brasil
Terça a domingo das 10:00 as 19:00 hrs
11 2594-2601 - mube@mube.art.br


Imagem: Peça Butterfly Chaser, da artista Marcia Cooper
Texto: Paulo Borgia / band
Fonte: www.mube.art.br

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ribeirão Recebe Exposição Fotográfica Sobre Moradia Indígena


Ribeirão Preto recebe a partir do dia 14 de janeiro, na Casa da Cultura, a exposição “A Casa Xinguana”. A mostra será realizada de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, aos sábados, domingos e feriados (exceto segundas-feiras), das 12h às 18h, finais de semana a partir de fevereiro, com entrada franca.

A exposição tem como objetivo mostrar a diversidade cultural brasileira relacionada à habitação – arquitetura, uso cotidiano, função social e simbólica da casa. Ela é produzida pelo Museu da Casa Brasileira, de São Paulo.

São 25 painéis fotográficos em preto e branco de Milton Guran com o tema da habitação tradicional dos povos indígenas do Parque Nacional do Xingu. Segundo o coordenador de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura, Nilton Campos, “as imagens, feitas entre 1978 e 1984, retratam principalmente as aldeias Kamayurá e Kuikuro, no Parque Nacional do Xingu”.

Serviço:
Exposição “A Casa Xinguana”
Abertura: 14/1/2011, às 20h30
Permanência: 14/01 a 13/04/2011
Local: Casa da Cultura – Galeria Leonello Berti – Praça Alto do São Bento, s/n°
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, aos sábados, domingos e feriados (exceto segundas-feiras), das 12h às 18h, (finais de semana a partir de fevereiro).
Informações: (16) 3635-2421

Imagem e Texto: www.ribeiraopretoonline.com.br

domingo, 9 de janeiro de 2011

Livros Sobre Artistas Contemporâneos Brasileiros Conquistam o Mercado e Atraem Novas Editoras


As prateleiras das melhores livrarias do país atestam: 2010 foi um ano profícuo para os livros de arte. Antes considerados itens de luxo, as edições dedicadas ao tema têm se multiplicado entre editoras especializadas e não especializadas em arte, muitas delas recém-nascidas. Criada exclusivamente para as artes visuais, em 1997, a pioneira Cosac Naify se diversificou, ganhou a companhia da Barléu, em 2002 (até hoje apenas dedicada ao assunto), e hoje divide espaço com editoras como Cobogó, TIX, Vaivem e Circuito - voltadas para temas como arte, arquitetura e cultura contemporânea. Para os novos editores e os que estão há mais tempo no setor, o aumento do interesse pelo assunto e a visibilidade internacional da arte brasileira são os principais motivos pelos quais as caprichadas publicações de arte, muitas bilíngues, ganharam popularidade.

Mais informações: http://oglobo.globo.com

Imagem: Capa do livro 'Lixo Extraordinário' de Vik Muniz
Texto: Suzana Velasco / Estadão

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

terça-feira, 4 de janeiro de 2011