sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Arte contemporânea: Mira Schendel tem Mostra no Rio


Vinte e sete obras de Mira Schendel serão expostas no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro. A mostra dá destaque às pinturas da suíça radicada no Brasil e que é hoje considerada um dos expoentes da arte contemporânea brasileira.

Mira Schendel, pintora será inaugurada neste 10 de setembro e reúne alguns dos melhores exemplos da pintura da artista, produzidos entre os anos de 1950 e 1980, pertencentes a acervos de coleções particulares e instituições.

Ao longo de sua carreira, Mira Schendel trabalhou com diferentes materiais e linguagens, sendo mais conhecidos seus trabalhos em papel, tais como as monotipias e os objetos gráficos. Mas a pintura sempre permeou sua trajetória. Na mostra, serão apresentadas obras que exemplificam as diversas fases da produção pictórica da artista como naturezas-mortas, óleos e têmperas nos quais introduziu letras e palavras e pinturas matéricas, que apresentam texturas compactas como massa, cimento e areia.

Já nos anos 1980, Mira passou a produzir têmperas monocromáticas de superfície fosca e aveludada, sobre as quais aplicava figuras geométricas em folha de ouro ou traçava formas quase invisíveis com linhas tênues e leves incisões. A mostra também apresenta exemplos dos Sarrafos, obras que tensionam as fronteiras entre a pintura, a escultura e o desenho.

Serviço

Mira Schendel, pintora
Instituto Moreira Salles - Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
De 10 de setembro a 20 de novembro de 2011
De terça a sexta, das 13h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 11h

Fonte: http://terramagazine.terra.com.br

Imagem e Texto: Terra Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário