terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Ernesto Neto no Guggenheim de Bilbao

Por Letícia Constant
O Museu Guggenheim de Bilbao, no país basco, acaba de inaugurar uma retrospectiva única da obra do carioca Ernesto Neto, de 50 anos, que com seu imaginário sem fronteiras e suas instalações gigantescas é considerado um dos maiores artistas contemporâneos da atualidade. 
"O Corpo que me leva", nome da mostra, apresenta mais de trinta peças, dos anos 90 até hoje, além de criações realizadas especialmente para os espaços do Guggenheim. Um percurso revelador da essência do artista, como explica a curadora Petra Joos: "Ernesto Neto é com certeza um dos nomes mais importantes da cena contemporânea, tem uma obra com novos horizontes, novos parâmetros. Esta retrospectiva tem uma forma muito especial, com trabalhos dos últimos vinte anos. Não nos interessa apresentá-la de maneira cronológica, mas sim focar os grandes temas da sua carreira", diz a curadora.
Já o artista nos fala que o espírito desta exposição é que "as pessoas comecem a pensar a existência muito mais corporalmente do que mentalmente, pensar na Terra mais como corpo do que imagem ou paisagem, pensar nas relações como algo sagrado, mais profundo, que temos uns com os outros", diz Ernesto Neto.
As obras ocupam nove salas, divididas nas diversas partes de uma 'abelha colibri'. "Temos então a boca, a cabeça, as antenas, as patas, o corpo dividido em garganta, estômago e rabo, e as asas. Cada parte do corpo tem um título. Esse todo é uma pintura feita majoritariamente de esculturas, além de desenhos e impressões", comenta o artista.
A retrospectiva no Guggenheim de Bilbao acontece de 14 de fevereiro a 18 de maio.
Fonte: http://www.portugues.rfi.fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário