quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Exposição 'Cadernos de Desenho'


Às vezes como resultado final ou apenas como a extensão do pensamento – assim se configura o desenho nas artes. Nem sempre aparente, ele serve de base para a criação, como o esboço, o princípio e a sustentação de uma ideia. Foi para desvendar a função do desenho nas obras que Ana Lúcia Vilela fez um convite a seis artistas para que, juntos, vasculhassem os ateliês, a fim de dar corpo à exposição itinerante que abre hoje na Galeria de Arte Victor Kursancew.

“Cadernos de Desenho” mostra o processo de criação por meio das anotações e documentos pessoais dos artistas Carlos Asp, Fernando Lindote, Julia Amaral, José Antônio Lacerda, Raquel Stolf e Yiftah Peled. A pesquisa foi contemplada pelo edital Elisabete Anderle e também criou um livro que será lançado em outubro, na Capital. A publicação aborda o desenho contemporâneo a partir do diálogo com os artistas e da documentação da exposição.

Junto à exposição, Ana Lúcia apresenta hoje a oficina “O Desenho no Limiar da Representação: entre Modernidade e Contemporaneidade”. O encontro vai tratar da operação aparentemente simples que geralmente exige poucos recursos, como lápis e papel, graveto e areia da praia, carvão e madeira. Apesar da simplicidade, a pesquisadora mostra que a prática do desenho não é unívoca, mas apresenta uma multiplicidade de formas, meios e operações. A oficina abordará algumas das formas através das quais a prática do desenho se apresentou no campo das artes.

A circulação da mostra encerra em Joinville e segue até 3 de setembro. As obras já passaram pelo Memorial Meyer Filho, na Capital; pela Galeria de Arte da Fundação Cultural, de Criciúma, e pelo Museu de Arte da UFPR, em Curitiba.

MAIS

O QUÊ: abertura da exposição “Cadernos de Desenho”, de Carlos Asp, Fernando Lindote, Julia Amaral, José Antônio Lacerda, Raquel Stolf e Yiftah Peled.

QUANDO: hoje, às 19h30. Visitação até 3 de setembro, de segunda a sexta, das 8 às 12 horas, e das 14 às 20 horas.

ONDE: Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, anexo à Casa da Cultura, rua Dona Francisca,

QUANTO: entrada gratuita.

MAIS

O QUÊ: oficina “O Desenho no Limiar da Representação: entre Modernidade e contemporaneidade”.

QUANDO: hoje, das 14 às 18 horas.

ONDE: sala 10 da Casa da Cultura.

QUANTO: as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo (47) 3433-2266.

Texto: rafaela mazzaro
Imagem: Fernando Lindote

Nenhum comentário:

Postar um comentário