segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Manaus Bem na Foto 2010


Encerrara neste domingo, 24, o MBF – Festival de Fotografia. Com nove dias de intensas atividades relacionadas a esta arte, o festival já se tornou a grande referência para a fotografia nortista. Segundo Miguel Chikaoka, fotógrafo paraense que esteve no MBF representando a Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil, “Este Festival é um feito histórico, nunca houve um encontro na região com fotógrafos de todos os Estados do norte para discutir diretrizes relacionadas a promoção da fotografia”, afirma.

Durante o evento foi criada a REDE AMAZÔNIA DE FOTOGRAFIA, com a presença dos fotógrafos Miguel Chikaoka e Alexandre Sequeira, do Pará, Chico Terra, do Amapá; Talita Oliveira, do Acre; Marcelo Seixas e Wank Carmo, de Roraima; Fabiano Tertuliano, de Rondônia além de fotógrafos amazonenses como Alberto Cesar Araujo e Carlos Navarro. Foram dois dias de discussão sobre temas que envolvem a produção cultural da fotografia na Amazônia, articulados pelos fotógrafos Alexandre Fonseca, do Amazonas e Miguel Chikaoka, do Pará, membros da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil – RPCFB.

A programação do MBF contou ainda com mais de dez exposições, de fotógrafos como Jimmy Christian, Fernanda Preto, Carlos Navarro, Michell Mello, Ione Moreno, Jacques Grisson, Ruth Jucá, Adalmir Chíxaro e Abrahim Baze, além da exposição coletiva do grupo “a escrita da luz”, além do workshop com Clício Barroso, promovido pela Fazz.art.

O ponto alto do Festival aconteceu durante os Photovivências de Miguel Chikaoka e Alexandre Sequeira, este último, com uma apresentação que emocionou a todos e que já é considerado o ponto máximo do MBF. “...Os photovivências de Chikaoka e Sequeira, mostraram o que a fotografia é capaz de fazer quando é vista de forma mais humana. O que eles conseguiram foi de uma emoção única, uma fotografia sensível, de sentimentos, de amor. O MBF já disse para o que veio e estou muito feliz com a resultado...” Comenta Alexandre Fonseca, coordenador do MBF.

Imagem: A Escrita da Luz
Texto:Alexandre Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário