sábado, 29 de janeiro de 2011

MAM Exibe o Brasil em 80 Obras


Exposição usa arte para mostrar o país desde os anos JK até o governo Lula.

O Museu de Arte Moderna de São Paulo abre seu acervo para mostrar, nestes primeiros dias de gestão da presidente Dilma Rousseff, várias visões do Brasil nas últimas décadas. A exposição Ordem e Progresso: Vontade Construtiva na Arte Brasileira fica em cartaz até dia 3 de abril.

A mostra revisa, por meio de 80 obras de arte, as mudanças nos projetos para o país no período que vai desde o pós-guerra, da época de Juscelino Kubitschek, do crescimento econômico e da moeda forte, até a era Lula, em que o país experimentou um novo período de força econômica.

O conceito "vontade concreta", criado por Hélio Oiticica em 1967, define a forma brasileira de assimilar aspectos culturais do exterior, digeri-los e transformá-los em produto nacional.

Cada período é representado por um grupo de artistas. Anatol Wladyslaw, Lygia Pape, Lothar Charoux e Ivan Serpa, com suas obras que abusam das formas geométricas, mostram a fase do pós-guerra, enquanto, na época do regime militar, o protesto está estampado no trabalho de Regina Silveira e Paulo Bruscky .

Camelô, feito por Cildo Meirelles em 1998, durante o governo FHC, é uma das obras que representam a fase mais recente do Brasil.

Imagem: "Love", obra de Beatriz Milhazes.
Texto: www.destakjornal.com.br

Um comentário:

  1. Olá Ednaldo

    Acredito que essa exposição será realmente marcada e representada por um grupo de artistas que obtiveram diversas composições em torno das mudanças, nesse caso específico, políticas. Parafraseando Paul Klee "Enquanto um olho vê o outro sente", será exatamente isso, demarcado na expressividade indivual,porém dentro de um contexto coletivo, no caso, a exposição. Um abraço.

    ResponderExcluir