sábado, 25 de junho de 2011

Mostra Redescobre Sérvulo Esmeraldo


Pinacoteca de São Paulo recebe retrospectiva do artista plástico cearense com 60 anos de carreira.

Em 1951, um jovem cearense ajudava a martelar gravuras de Goeldi e Aldemir Martins na montagem da primeira Bienal Internacional de São Paulo. Nos anos subsequentes, ele voltaria à mostra, já como artista, expondo gravuras que se tornavam cada vez mais abstratas.

Esse homem é Sérvulo Esmeraldo, artista que aos 82 anos -60 de carreira- ganha agora uma retrospectiva na Pinacoteca do Estado.

Com um percurso que partiu da gravura em direção à escultura, Sérvulo bebeu na fonte da arte cinética, movimento que eclodia em Paris, cidade em que viveu por quase 30 anos) -partiu como bolsista do governo francês em 1958 e só regressou de forma definitiva em 1975.

Uma foto de 1970 mostra um grupo de artistas sentados no jardim de Luxemburgo: Sérvulo com Flávio-Shiró, Lygia Clark, Rossini Peres, Arthur Luiz Piza, Sérgio Camargo.
Foi nesse cenário, e cercado em grande medida por esse grupo, que construiu uma trajetória ligada à geometria.


Revisão crítica


Com a exposição, a obra de Sérvulo é tema de um livro organizado pela historiadora e crítica de arte Aracy Amaral. No volume estão textos críticos de Resende, Dodora Guimarães, Agnaldo Farias, entre outros, além de uma entrevista com Sérvulo feita por Lisette Lagnado.


SERVIÇO

SÉRVULO ESMERALDO
Quando: visitação de terça a domingo, das 10h às 18h; até 14/8
Onde: Pinacoteca do Estado (Pça da Luz, 2 - São Paulo)
Outras info.: (11) 3324 1000


Imagem: Edimar Soares
Texto: Gabriela Longman, da Folhapress.
Fonte: O Povo on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário