sábado, 14 de julho de 2012

Obras de Bispo do Rosário Serão Expostas em Londres


A exposição, intitulada ‘Azul dos Ventos’, faz parte do projeto cultural dos Jogos Olímpicos de 2012

As obras de arte do sergipano Arthur Bispo do Rosário continuam ganhando o mundo. No período de 13 de agosto a 28 de outubro elas estarão expostas em Londres, no renomado museu Victoria & Albert. A exposição, intitulada ‘Azul dos Ventos’, faz parte do projeto cultural dos Jogos Olímpicos de 2012.

Serão expostas 80 peças do artista plástico que compõem a Coleção do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, localizado no Rio de Janeiro. Dentre as obras do artista estão esculturas, objetos e diversos bordados e painéis elaborados a partir de materiais simples que faziam parte do cotidiano de Bispo.

Estima-se que ele tenha criado mais de mil peças, hoje reconhecidas internacionalmente como obras de arte. O artista plástico, natural da cidade de Japaratuba, só teve sua arte amplamente divulgada após sua morte, em 1989.

Atualmente, as obras de Bispo do Rosário têm percorrido diversos museus e galerias pelo mundo afora. No entanto, em vida, ele passou quase meio século internado num hospital psiquiátrico no Rio de Janeiro, onde utilizava a criatividade como forma de expressar o seu eu interior e de se aproximar de Deus.

                                                

Texto: Plenário

Imagem: MBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário