segunda-feira, 26 de maio de 2014

Arte para crianças no CCBB


Os artistas brasileiros Vik Muniz, Ernesto Neto, Paula Trope, Eduardo Coimbra, Waltercio Caldas, Cildo Meireles e Wlademir Dias-Pino foram convidados pelo curador Evandro Salles para participar da exposição A Experiência da Arte – Série Arte para Crianças, que tem como objetivo apresentar para o público mirim (mas não apenas para ele) o universo da arte de uma maneira diferenciada e inovadora. A mostra ocupa todos os espaços expositivos do Centro Cultural Banco do Brasil, além de duas áreas externas.

O evento dá sequência ao projeto iniciado com a exposição Arte para Crianças, realizado entre 2007 e 2010 por Evandro Salles, e que itinerou por várias cidades brasileiras, lavando ao público infantil arte contemporânea de alta qualidade. A nova exposição apresenta um conjunto de sete mostras independentes umas das outras – entre instalações, esculturas, fotografias, obras sonoras e poemas desenhos – mas que compõem um grande painel da arte contemporânea brasileira.
Livre para todos os públicos. O trabalho do artista Vik Muniz ocupa o recém-criado Pavilhão 2, do CCBB, onde está montado um ateliê-estúdio fotográfico, que revela ao espectador o método de elaboração de imagens de Vik Muniz e convida o público a elaborar suas próprias imagens. Riogiboia é título da obra de Ernesto Neto, que está na Galeria 2. Inteiramente concebida para o local e totalmente inédita, a escultura tem o formato de uma cobra-labirinto, que promove muitas voltas pela sala. A obra de Paula Trope ocupa o Espaço Externo 1 e a Galeria Multiuso. Em seu trabalho, a artista utiliza um sistema inventado na Renascença, chamado Câmara Escura, usado por muitos pintores para capturar e reproduzir imagens – e que veio a se tornar base da câmera fotográfica. O carioca Eduardo Coimbra, por sua vez, apresenta seu trabalho no Espaço Externo 2, com um conjunto escultórico-arquitetônico formado por módulos na forma de cubos de três diferentes tamanhos. Já no térreo da Galeria 1, Waltercio Caldas exibe a série Falsa Maçã e a obra inédita Inflamável. De 24 de maio a 11 de agosto; de quarta a segunda, das 9h às 21h, no CCBB (SCES, trecho 2).

Imagem: Vik Muniz
Texto: http://comunidade.maiscomunidade.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário