sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Fórum - Plano Nacional de Formação Docente

:Fórum discute Plano Nacional de Formação Docente

A Universidade Federal do Pará sediará, na próxima segunda-feira, dia 22, a reunião do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente, do qual fazem parte a UFPA, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), a Universidade do Estado do Pará (UEPA), o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O evento tem como objetivo discutir politicamente o Plano Nacional de Formação Docente (PARFOR) criado pelo governo federal em parceria com o Ministério da Educação.

A ação visa integrar as instituições parceiras na execução do PARFOR no Pará, no que consiste na oferta de cursos de licenciatura a professores das redes estadual e municipal que exercem a docência sem a formação em nível superior exigida por lei. A programação do Fórum inicia-se às 9h, no auditório da Secretaria Geral da UFPA, prédio da Reitoria. Devem participar do encontro os coordenadores do programa nas referidas universidades, bem como seus respectivos reitores e os representantes das demais instituições parceiras envolvidas.

O Plano de Formação Docente prevê a oferta de 41.300 vagas, no decorrer de 10 anos, em diferentes áreas do conhecimento, para atender às demandas de formação de professores em todo o Pará. Em 2009, já foram ofertadas 995 vagas de graduação em diversos cursos. Na UFPA, no ano passado, foram formadas 14 turmas de professores nas seguintes graduações: Geografia e Ciências Naturais, em Belém; Letras, Matemática e Pedagogia, em Abaetetuba; História, Letras, Matemática, Pedagogia e Ciências Naturais, em Cametá; além de Ciências Naturais, História, Letras e Matemática, em Bragança.

Para o primeiro semestre de 2010, serão ofertadas 7.500 vagas em todo o Estado. A expectativa é que, até o final deste ano, sejam atendidos 12 mil professores nos 41 polos de formação, localizados em 40 municípios paraenses. No caso da UFPA, este ano, serão 97 turmas com cerca de 3.600 alunos. Rosa Helena Sarmento de Souza é aluna do primeiro semestre do curso de Geografia, ofertado pela UFPA em Belém. De acordo com a professora, o PARFOR oferece a muitos profissionais uma oportunidade ímpar. “Para mim, que trabalho há 17 anos na área de educação, em escolas públicas, sem o devido domínio teórico, ser contemplada pelo PARFOR é uma experiência enriquecedora”, afirma. Rosa Helena é do município de Salvaterra, no Marajó, e cursa a graduação na capital, apesar das dificuldades financeiras e de transporte que a situação exige.

A demanda da rede estadual de ensino envolve um contingente de cerca de 4.000 professores sem a qualificação adequada, enquanto a demanda da rede municipal atinge o quantitativo de 58 mil professores. De acordo com o coordenador do PARFOR na UFPA, professor Márcio Nascimento, é importante ressaltar que os candidatos às vagas disponíveis, principalmente os que moram no interior do Estado, estejam atentos a todas as fases do PARFOR. A próxima etapa é a divulgação, no dia 04 de março, do listão com o resultado das inscrições homologadas.

Informações mais detalhadas sobre os processos do PARFOR na UFPA podem ser encontradas no site http://www.ufpa.br/parfor/.



Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário