domingo, 28 de fevereiro de 2010

Coleção MAM-BA / 50 anos de Arte Brasileira


Rubem Valentim - Sem título

O Museu de Arte Moderna da Bahia expõe, até o dia 28 de março de 2010, parte de seu acervo na mostra Coleção MAM-BA | 50 Anos de Arte Brasileira que conta com obras que ilustram momentos chave da história da arte brasileira nos últimos 60 anos e obras modernistas que tanto influenciaram este período. A exposição ocupa todos os espaços expositivos do MAM-BA e se divide em quatro linhas de força: Modernistas, Fotografia, Rubem Valentim e Contemporâneos. Uma Linha do Tempo, construída na Galeria Subsolo, contextualiza a história do acervo e do museu.

Com curadoria geral da diretora do MAM, Solange Farkas, a exposição é fruto de um intenso trabalho de pesquisa e restauro do acervo. Ela expande o projeto do livro MAM-BA (Coleção Museus/Instituto Cultural J. Safra, 2008), que dividia a coleção em recortes comentados por curadores: Contemporâneos (Cristiana Tejo, da Fundação Joaquim Nabuco), Rubem Valentim (Emanoel Araújo, do Museu Afro Brasil), Fotografia (Rubens Fernandes, da Faap) e Modernistas (a crítica Aracy Amaral).

A exposição conta com uma intensa programação educativa, com visitas mediadas, atividades para crianças e jovens e um curso em que curadores convidados comentam cada núcleo da exposição.

Curadoria Educativa

O acervo do MAM exemplifica passagens importantes do processo de constituição de uma cena artística na Bahia e no Brasil, da evolução do modernismo às vertentes contemporâneas. Para aproveitar a riqueza desse conteúdo e as oportunidades de aprendizado que oferece, Coleção MAM-BA | 50 Anos de Arte Brasileira será acompanhada por uma série de atividades educativas voltada para públicos de todas as idades e formações.

Visitantes, famílias e grupos de amigos terão à disposição visitas mediadas com percursos temáticos: Caminhos de formação do acervo do MAM-BA; Destaques do modernismo brasileiro; A fotografia; Arte Contemporânea; e Arte e religiosidade afro-brasileira.

Voltado os interessados em arte em geral, o curso Histórias e Leituras para um Acervo em Formação compreendem cinco módulos, conduzidos por curadores convidados, que irão desvendar os quatro recortes temáticos da exposição.

No primeiro módulo, dia 02 de março, o pesquisador Dílson Midlej que apresentará o tema MAM-BA – Um panorama heterogêneo. No segundo módulo, dia 09 de março, Aracy Amaral falará sobre o Modernismo brasileiro na coleção – cinco pinturas do acervo.

O módulo três que tem como temática Rubem Valentim: arte e religiosidade afro-brasileira, e acontece no dia 16 de março com a participação do antropólogo e doutor em sociologia pela USP Kabengele Munanga. Momentos e movimentos – a fotografia no MAM-BA é o tema do módulo quatro, com o crítico de fotografia Rubem Fernandes, dia 23 de março, ao MAM-BA. Por fim, a coordenadora geral da Fundação Joaquim Nabuco, Cristiana Tejo, fala no dia 30 de março sobre A arte contemporânea no MAM-BA.

Aos sábados e domingos, a programação se volta para crianças e jovens, com as atividades Investigação MAM: Eu – Detetive, um percurso narrativo de exploração a partir de palavras e temas-chave e de pistas conduzidas por um mediador (domingos, 15h às 16h). Também aos domingos, o Pinte no MAM, projeto que promove a atividade da livre pintura entre não-iniciados, ganha uma ação ampliada, com artistas e arte-educadores convidados.

Aos sábados, das 15h às 16h, a oficina Meu Museu propõe a construção de maquetes de um museu imaginário e a seleção de imagens de obras do acervo do MAM-BA para compor uma coleção.

A fim de promover o acervo como fonte de conhecimento também para educadores escolares, será realizada a Semana do Professor – como trabalhar sobre acervos de arte, que vai promover uma série de encontros que apresentam aos professores as possibilidades de trabalho a partir do acervo do museu e a prática de ensino da arte nas escolas. A atividade acontece de 02 a 05 de fevereiro.

O projeto do MAM Zoom In. Zoom Out que busca estreitar as relações entre o museu e a cidade e estabelecer vínculos com comunidades de Salvador e Região Metropolitana, terá uma ação intensa durante a exposição. As comunidades participantes poderão integrar ações como visitas guiadas, conversas e oficinas, contando com transporte gratuito.

Texto: MAM-BA

Um comentário: