quarta-feira, 3 de março de 2010

Fundação Museu do Homem Americano


Em São Raimundo Nonato, no Parque Nacional da Serra da Capivara, estado do Piauí, está localizado um dos mais importantes centros de estudos arqueológicos, paleontológicos, botânicos e zoológicos do mundo; trata-se da Fundação Museu do Homem Americano. A FUMDHAM é responsável pela administração dos mais ricos sítios arqueológicos com vestígios de arte rupestre que a sociedade científica mundial já tomou conhecimento.

Criada em 1986 por estudiosos ligados a uma cooperação científica bi-nacional (Brasil-França), a FUMDHAM trabalha em articulação com as entidades municipais, estaduais e federais para administrar o Parque Nacional da Serra da Capivara, Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1991. Na cidade de São Raimundo Nonato a Fundação construiu o Museu do Homem Americano, local onde estão resguardados e expostos os resultados das pesquisas já realizadas.

A brasileira Niéde Guidon, doutora em arqueologia pela Sorbonne, além de fundadora, é a atual administradora do Parque. Niéde e sua equipe são responsáveis pela preservação e o estudo dos 700 sítios pré-históricos já identificados nas áreas do parque; deste total, pelo menos “426 estão em abrigos sob rocha, com antigas pinturas rupestres”. Um patrimônio de cultura e arte mantido com o extremo esforço de profissionais dedicados a ciência, fonte indispensável de conhecimento para artistas e professores.

Texto: Ednaldo Britto

Nenhum comentário:

Postar um comentário