
Em São Raimundo Nonato, no Parque Nacional da Serra da Capivara, estado do Piauí, está localizado um dos mais importantes centros de estudos arqueológicos, paleontológicos, botânicos e zoológicos do mundo; trata-se da Fundação Museu do Homem Americano. A FUMDHAM é responsável pela administração dos mais ricos sítios arqueológicos com vestígios de arte rupestre que a sociedade científica mundial já tomou conhecimento.
Criada em 1986 por estudiosos ligados a uma cooperação científica bi-nacional (Brasil-França), a FUMDHAM trabalha em articulação com as entidades municipais, estaduais e federais para administrar o Parque Nacional da Serra da Capivara, Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1991. Na cidade de São Raimundo Nonato a Fundação construiu o Museu do Homem Americano, local onde estão resguardados e expostos os resultados das pesquisas já realizadas.
A brasileira Niéde Guidon, doutora em arqueologia pela Sorbonne, além de fundadora, é a atual administradora do Parque. Niéde e sua equipe são responsáveis pela preservação e o estudo dos 700 sítios pré-históricos já identificados nas áreas do parque; deste total, pelo menos “426 estão em abrigos sob rocha, com antigas pinturas rupestres”. Um patrimônio de cultura e arte mantido com o extremo esforço de profissionais dedicados a ciência, fonte indispensável de conhecimento para artistas e professores.
Texto: Ednaldo Britto
Nenhum comentário:
Postar um comentário