segunda-feira, 8 de março de 2010
Plano de Aula: Grafite Arte de Rua
Foto: Centro Universitário SENAC/SP
Proposta de Plano de Aula
Por Valéria Peixoto de Alencar*
Objetivos
Perceber as manifestações artísticas urbanas, em especial o grafite.
Estudar a técnica de pintura em grande escala.
Comentário
Há algumas décadas, quando se falava em arte pública, arte na rua, pensava-se em monumentos e esculturas que "decoram" a cidade. A arte contemporânea trouxe uma mudança nesse pensamento: paredes e muros grafitados podem transmitir mensagens e idéias de uma forma muito mais direta aos habitantes de um bairro ou de uma cidade.
Material
O texto Grafite - uma forma de arte pública será um ótimo ponto de partida para esta aula. Utilize também imagens de outros grafites, que os alunos podem encontrar nos arredores da escola e de suas casas.
Estratégias
1. Leitura e interpretação do texto.
2. Leitura das imagens que estão nos textos e de outras que os alunos tenham pesquisado. É importante perceber se as imagens trazidas pelos alunos não se tratam apenas de pichações. Imagens de publicidade podem ser utilizadas, desde que seu caráter publicitário seja ressaltado.
Atividades
Proponha um tema para os alunos. Por exemplo, problemas do bairro, esportes, literatura, etc. Em grupos, os alunos devem fazer desenhos em papel A3, selecionar um e, aos poucos, transferir para um papel maior e, depois, para outro maior ainda... A seguir, escolha uma parede (interna ou externa) da escola em que os grafites possam ser feitos. Os alunos devem transpor o desenho com tinta látex e/ou spray.
Sugestões
Se a escola não possuir um espaço para a atividade, forre as paredes da sala de aula com papel Kraft, formando um painel, e substitua a tinta látex e/ou spray por lápis e tintas guache. Se for possível utilizar o muro da escola, tente fazer com todas as salas, com a participação de outros professores, num "Dia do Grafite".
Dica
Passe o filme "Basquiat - traços de uma vida", dirigido por Julian Schnabel, para os alunos.
*Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
muito bom .
ResponderExcluir