quarta-feira, 18 de maio de 2011

Comunidades Redescobrem a 'Cultura do Barro'


O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e a Mineração Rio do Norte lançam, nesta quarta-feira (18), o livro “A Cultura do Barro: arte e ciência nas margens do Rio Trombetas”. O lançamento integra a programação da 9ª Semana Nacional de Museus do MPEG.

Fruto do trabalho desenvolvido com comunidades quilombolas na Região de Porto Trombetas, pelos educadores do Museu Goeldi, Luiz Videira, Alcemir Aires, e dos bolsistas Luiz Reis e Regina Cavalcante, que atuaram no Projeto Educação Ambiental e Patrimonial, o volume guarda nove anos de trabalho junto às comunidades Boa Vista, Lago Moura, Lago Batata e Aracuã, com ações de valorização da produção de objetos em cerâmica. A ação resultou no resgate e na valorização da “cultura do barro” naquelas localidades.

Pioneiro, o trabalho é reconhecido na apresentação do livro, onde a arqueóloga Vera Guapindaia, do Museu Goeldi, ressalta que o Projeto de Educação Ambiental e Patrimonial foi um dos primeiros projetos de educação ambiental voltado para a Arqueologia em território nacional.

Imagem: MPEG
Texto: Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário