sexta-feira, 11 de maio de 2012

A 11ª Bienal de Havana Destaca a Arte da Utopia


Em meio às convulsões sociais do mundo contemporâneo a Bienal de Havana aposta na arte como canal de encontro entre os seres humanos. Com a temática “práticas artísticas e imaginários sociais”, o evento terá início em 11 de maio.

Durante um mês, discursos estéticos representativos da arte mundial intervirão em numerosos espaços públicos da capital cubana. Como nas edições anteriores, a presença dos países emergentes é fundamental para o evento, do qual participarão cerca de 180 artistas de mais de 40 países.

Além das mostras de arte, haverá também o tradicional congresso, segundo pontuou Jorge Hernández, diretor da Bienal e do Centro de Arte Contemporâneo Wifredo Lam. “A Bienal nos interessa não apenas pelas exposições de arte que apresenta, mas também por proporcionar um espaço de reflexão sobre como ocorrem os processos da cultura”, ressaltou em uma coletiva de imprensa.

A Bienal, especialmente convidada nesta edição a “invadir” a cidade, percorrerá inúmeros locais como o Instituto Superior de Arte, a Cidade Universitária José Antonio Echevarría, o Malecón e o bairro de San Agustín. Entre os convidados a participar dessa "itinerância cultural", estão ícones da performance como Marina Abramovic e Hermann Nitsch, O Barco da Tolerância, de los Kabakov, o Projeto Caixa Lúdica e A Casa do Êxito.


Fontes: Cubadebate e Vermelho
Foto: Performance de Marina Abramović

Nenhum comentário:

Postar um comentário