quarta-feira, 30 de maio de 2012

Emoção Art.ficial 6.0

Em sua sexta edição, a mostra aponta para os desafios da arte digital e tecnológica.

O Itaú Cultural promove, a partir do dia 31 de maio, a sexta edição da Bienal Internacional de Arte e Tecnologia, composta, como todos os anos, por uma exposição e um simpósio. Neste ano, a mostra, que poderá ser visitada até 29 de julho, apresenta dez obras decorrentes do trabalho de 13 artistas nacionais e internacionais.

A proposta é criar um “espaço de convivência” voltado tanto para obras realizadas com novas mídias – arte com seres tecnológicos (robôs, organismos sintéticos), expressões artísticas calcadas em mídias técnicas (computadores, celulares) – como para trabalhos elaborados em suportes tecnológicos considerados já tradicionais na arte contemporânea, mais especificamente o cinema e o vídeo.

“É a arte que deve surpreender, não importando se ela faz uso de técnicas mais antigas ou de tecnologias de ponta. Entretanto, não há como negar a existência de novas formas poéticas que advêm dessas tecnologias mais recentes, mais próximas do nosso dia a dia. A surpresa, muitas vezes, está em ver outras finalidades para algo que hoje é corriqueiro”, salienta Marcos Cuzziol, gerente do núcleo de Inovação do Itaú Cultural.

A mostra não pretende se posicionar partidariamente, ou prever relações entre a “new media art” e a “mainstream contemporary art”, até porque conexões já estão sendo estabelecidas à revelia de teóricos, críticos e curadores. “Na verdade, falar em uma aproximação diplomática entre os dois sistemas de arte é desnecessário e, talvez, até impertinente, já que ambos nunca estiveram tecnicamente separados”, comenta Guilherme Kujawski, coordenador do núcleo de Inovação do Itaú Cultural.

Mais informações:  www.itaucultural.org.br

Imagem: Obra 'Generation 244', dos artistas Scott Draves e Electric Sheep
Texto: www.itaucultural.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário