domingo, 20 de junho de 2010

Exposição 'Con tatos em Rede' na galeria do Centro Cultural FCSN - Rio de Janeiro


Quem diria que uma reformulação no sistema metodológico do ensino de arte, no estado do Rio resultaria numa bela exposição de arte? Pois foi o que aconteceu, dando origem à mostra "Con tatos em rede", na galeria do Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda, até o próximo sábado, dia 26 de junho.

- A exposição é um recorte desse processo. O ensino de arte no estado do Rio está passando por uma reformulação. Nesse contexto, percebemos que a nossa região precisa de uma coisa que seja mais a cara dela, uma caracterização - diz a coordenadora estadual do ensino de arte, Vanda Moreira Eurico Lacerda.

Ela, que assina a curadoria junto ao professor Ayrton Ferreira da Costa Júnior, conta que tudo começou em 2008, quando teve início o tal processo de reformulação. Na época, o trabalho deu origem à exposição "Cultura Brasileira: Caminhos Percorridos".

- Foi uma mostra muito bonita em outubro de 2008, na qual destacamos elementos formadores da nossa cultura, como a herança indígena. Além disso, trouxemos uma especialista no assunto, a doutora Anamélia Bueno Buoro para dar um curso aos professores - acrescenta.

Para Vanda, essa é mais uma demonstração de uma parceria já consolidada entre o projeto e a Fundação CSN. Ela não só abriga a exposição como promove atividades para os professores dentro do tema a ser tratado. Este ano, os arte-educadores participantes do projeto receberão o curso "Jogos com a visualidade, troca de criações visuais no contexto escolar".

- Temos ao todo, 12 professores da região participantes. O curso tratará a maneira como eles abordam a arte contemporânea na sala de aula - explica a coordenadora.

Mas, afinal, o que verá o visitante que for à galeria? São imagens e desenhos apresentados em grandes banners. Cada professor produziu um trabalho em sala, junto aos alunos. Cada trabalho foi analisado e modificado - com justificativas - por um outro professor com sua turma. Assim, essas trocas foram originando as obras que estão expostas.

- Daí, surgiu o nome "Con tatos em rede". Com esse contato, os professores estão criando uma nova metodologia para o ensino da arte nas escolas. É uma troca de experiências feitas no contexto escolar, dentro dessa rede que criamos entre os participantes e as escolas - justifica Vanda.

Texto: Clarissa Coli
Imagem: Diário do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário