terça-feira, 2 de novembro de 2010

“Monografias de Bolso” Disponíveis Para Download


Quatro artistas brasileiros sob o enfoque de quatro críticos e curadores emergentes. Este é o cerne do projeto de publicação Monografias de Bolso, lançado pelo Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Carlos Zilio ganhou texto de Felipe Escovino, Guilherme Bueno fez o livro de Hermelindo Fiaminghi, Marcelo Campos se debruçou sobre a obra de Emmanuel Nassar e a trajetória de Wanda Pimentel ficou a cargo de Daniela Labra. As Monografias editadas agora já estão disponíveis para download no site do Museu.

Todos os artistas retratados pelo projeto têm um número significativo de obras no acervo do MAC, representado pelas coleções João Sattamini e MAC – Niterói. O objetivo do Museu com a publicação destas Monografias é apoiar estudos sobre artistas que ainda não contam com uma bibliografia proporcional à sua importância. A escolha dos responsáveis pela organização dos livros também é criteriosa: ao convidar críticos emergentes, o Museu pretende fomentar a consolidação de novos pensadores de arte brasileira.

A iniciativa de publicação das Monografias de Bolso começou em 2000 e já originou livros sobre Antonio Dias, Rubens Gerchman, Ione Saldanha, Aluisio Carvão, Flavio Shiro,Paulo Roberto Leal e Jorge Duarte. Os títulos lançados contam com o patrocínio do Conexão Artes Visuais e seguem o formato dos que foram editados anteriormente: texto introdutório inédito e compilação de escritos, intercalados com imagens das obras.

As Monografias de Bolso são bilíngües, contando com textos inglês e português. Além disso, são coloridas e têm formato de 18 cm x 12 cm. Elas serão impressas em cotas de 1000 exemplares cada, a serem distribuídos em instituições culturais e educacionais de todo o país. Mas, se você quer ter acesso ao conteúdo agora, não esqueça que os livros podem ser baixados no site do MAC Niterói.

Site MAC Niterói.

Texto e imagem: Conexão Artes Visuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário