segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

"Grafias" no Espaço Cultural Banco da Amazônia


A exposição apresenta um quadro da gravura paraense a partir da obra de oito artistas que residem, trabalham ou nasceram em três localidades da regiao norte: Belém, Marabá e Santarém. Dessa forma, propõe-se um recorte e, como tal, não visa a totalidade; contudo, traz à luz aspectos poucos conhecidos de um segmento que, nos ultimos anos, conquistou um espaco definitivo no cenário contemporâneo. Não cabe aqui relatar acontecimentos, mas constatar o acento experimental e investigativo que imprime à esta modalidade de trabalho artistico um carater atual e diversificado. Tal evidência rebate a crítica ingênua bastante difundida nos ambientes especializados da cultura contemporanea de que a gravura se acomoda em procedimentos convencionalizados. Argumento tão pobre e destituído de interesse quanto aceitar que as novas mídias, por si só, legitimam uma obra artística, a despeito de seu conteúdo.

GRAFIAS confronta experiências estimuladas por uma geografia marcada pelo natural e impregnada de valores provenientes de culturas e hábitos próprios. Alexandre Sequeira, Ronaldo Moraes Rêgo, Elaine Arruda, Marcone Moreira, Egon Pacheco, Jocatos, Diô Viana e Antônio Botelho demarcam suas trajetórias em ambientes distintos, mas que tem como pano de fundo um território de intensa reserva criativa que surpreende por seus contrastes e dinâmica. Agrupa geracões cujas obras produzem, certamente, um efeito formativo em uma visualidade que podemos designar de ‘amazônica’.
Embora compartilhem um território amplo de referências identitárias ressaltam suas individualidades através da estratégia comum em operar com o lugar onde vivem e atuam, pautados em referências e modos peculiares de produção e circulação. Diálogo que parte de lugares singulares , porém conectados temporal e espacialmente.

Serviço:

Abertura dia 22.12 às 19 horas.
Visitação de 23.12 a 02.02.2011
Local: Espaço Cultural Banco da Amazônia
Av. Presidente Vargas, 800 - térreo.
Belém - Pará - Brasil

Texto: Armando Sobral
Imagem: Detalhe de uma obra de Elaine Arruda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário