sábado, 11 de dezembro de 2010

Joseph Beuys no MAM da Bahia


Joseph Beuys – A Revolução Somos Nós é a maior retrospectiva já realizada no Brasil de uma obra que ajudou a moldar – e segue ampliando – nosso conceito de arte. A escolha do maior artista alemão do século 20 como centro da exposição, que leva 250 obras ao SESC Pompeia (São Paulo) e ao Museu de Arte Moderna da Bahia (Salvador), não é de forma alguma fortuita.

No contexto das discussões propostas pela 29ª Bienal de São Paulo sobre a relação arte/política, o pensamento que os múltiplos, cartazes e vídeos de Beuys difundem é uma referência que não se torna menos instigante conforme o tempo passa.

Um dos pontos de onde parte toda a concepção contemporânea de arte, a obra de Joseph Beuys ilumina, em momento oportuno, o profundo compromisso social do artista. Mais: ao criar ações, esculturas, instalações, desenhos, objetos, aquarelas, debates, quadros-negros, múltiplos, cartazes, manifestos, cartões-postais, partidos políticos, canções de protesto, grupos de discussão – além de sua própria e inequívoca figura –, Joseph Beuys nos mostrou que os fins justificam estratégias múltiplas.

Site da Exposição: www.beuys.com.br

Imagem: Cartaz da Exposição - SESC/SP
Texto: Fragmentos de "Estratégias Multiplicadas" de Danilo Miranda e Solange Farkas

Nenhum comentário:

Postar um comentário