quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Retrospectiva de Maria Bonomi em Brasília


No período de 12 de outubro a 8 de janeiro estarão expostas no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília 150 obras, entre gravuras e esculturas, da artista Maria Bonomi. A exposição intitulada “Entre a Gravura e a Arte Pública” tem como curador Jorge Coli, doutor em estética pela Universidade de São Paulo.

A exposição retrospectiva da carreira de Bonomi mostrará uma diversidade de trabalhos que vão de suas primeiras pinturas realizadas ainda na infância até as últimas peças criadas em seu atelier em São Paulo.

A “Formação, a arte política e o universo feminino” formam, segundo Coli, os núcleos conceituais da exposição composta por pinturas, gravuras, esculturas, troféus e máscaras feitas para o teatro.

De origem italiana, Maria Bonomi veio para o Brasil em 1946, fixando-se em São Paulo; onde estudou pintura, desenho e gravura com Karl Plattner (1919-1989) e Lívio Abramo (1903-1992). Posteriormente, cursou gravura com Hans Müller e teoria da arte com Meyer Schapiro (1904-1996) na Columbia University, em Nova York. Em 1999, tornou-se doutora em Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo - ECA/USP.



Imagem: “Balada do Terror”- Xilogravura, 1970.
Texto: Ednaldo Britto

Nenhum comentário:

Postar um comentário