sexta-feira, 30 de julho de 2010

BNDES Apoia com R$ 6,5 Milhões Restauro de Obra de Portinari Exposta na ONU


Painel “Guerra e Paz”, uma das principais obras do pintor, será exposto no Brasil.

A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou apoio de R$ 6,5 milhões para restauro e exposição no Brasil dos painéis “Guerra e Paz”, de Cândido Portinari, instalados desde 1957 no saguão do edifício-sede da ONU, em Nova Iorque. Os recursos serão destinados à Associação Cultural Cândido Portinari, responsável por trazer a obra para o Brasil e pela organização de exposições.

O apoio do BNDES será feito por intermédio do Fundo Cultural, gerido pelo BNDES Procult, programa voltado para investimentos na área cultural, com recursos não reembolsáveis. Os painéis medem 14 m x 10,58 m e 14 m x 9,35 m e foram presenteados pelo Brasil à ONU. A restauração será executada em ateliê aberto ao público no Palácio Gustavo Capanema ou no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, em aproximadamente quatro meses.

O apoio do BNDES engloba desmontagem, transporte, restauro e o armazenamento dos painéis enquanto durarem as obras, previstas para três anos, no prédio da ONU. O BNDES também patrocinará uma exposição do mural no Rio. Outras exposições poderão ser realizadas durante a reforma da ONU, com patrocinadores específicos para esses eventos.

Os painéis constituem uma das obras mais emblemáticas do pintor paulista Cândido Portinari e são também instrumentos de difusão da arte e cultura do Brasil no exterior. Os painéis foram uma encomenda do governo brasileiro a Portinari e a intenção era que o Brasil expusesse na ONU uma obra representativa de sua arte e sua cultura.

Pintados em um galpão da TV Tupi, em Botafogo, os painéis levaram quatro anos para serem concluídos em função do tamanho e da complexidade do trabalho. Portinari estava proibido de pintar pelo seu médico. O artista sofria de envenenamento pelas tintas que usava. Mesmo assim, insistiu em pintar as obras que iriam para a ONU. Acabou morrendo em 1962, por conta desse envenenamento.

Portinari não foi convidado para a inauguração dos painéis nas Nações Unidas devido a suas posições políticas, já era ligado ao Partido Comunista. Nas décadas de 1940 e 1950 os EUA viveram um período de intenso combate às ideias comunistas, liderado pelo então senador Joseph McCarthy.

A restauração dos painéis está relacionada às obras de modernização do prédio das Nações Unidas, construído entre 1947 e 1952. Para a realização da reforma, a ONU considerou mais adequado retirar do local as várias obras de arte representativas dos países-membros, uma vez que correriam riscos desnecessários se permanecessem no prédio. Além disso, trata-se de oportunidade única de serem expostas em seus países de origem.

Imagem: Luiz Rampelotto
Texto: Revista Fator

Nenhum comentário:

Postar um comentário