sexta-feira, 9 de julho de 2010

Circuito Oferece Panorama da Produção dos Artistas da Bahia


Um período de 16 dias é suficiente para visitar, sem pressa, dez lugares onde se pode encontrar mais de 300 obras de arte criadas por cerca de 100 artistas baianos. Os números dão conta da dimensão do Circuito das Artes, evento que chega à sua quarta edição neste sábado e segue até o dia 25, com uma programação que pretende oferecer um panorama da produção local na área de artes visuais.

A proposta, que partiu da Galeria Acbeu e inicialmente se restringia aquele espaço, cresceu. Foi em 2006 que ganhou a configuração e o nome de um circuito, sob a coordenação da artista plástica Eneida Sanches. Aos espaços expositivos localizados no Corredor da Vitória, juntaram-se outros, do Campo Grande, Canela, Graça e Solar do Unhão, o que acabou abrindo espaço para o aparecimento de cada vez mais artistas.

O Circuito das Artes, que conta com apoio institucional do Fundo de Cultura e do Governo da Bahia, tem curadoria de Rita Câmara. Para ela, o desafio de selecionar os quase 100 artistas que participariam da mostra foi vencido com tranquilidade. “Porque não tínhamos a intenção de estabelecer um recorte específico. Queríamos dar ao circuito uma função, que era justamente a de apresentar trabalhos diferenciados”, justifica.

“Estamos mais preocupados em promover a relação entre a arte, o público e o artista”, acrescenta Eneida.

Imagem: Pintura do artista Eliezer Nobre
Texto: Daniela Castro, do A Tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário